quarta-feira, 11 de maio de 2016

Abordagem Crítica Emancipatória

A abordagem critica emancipatória é uma teoria discutida no curso de Educação Física, baseado no livro "Transformação Didático Pedagógico do Esporte" tendo como idealizador Elenor Kunz, os objetivados por essa tendência, são expor o esporte para o aluno na educação físicas escolar, incluindo conteúdos de caráter teórico pratico de modo a permitir os alunos ao organizarem suas práticas a cerca de sua realidade social, ou seja, educando para vida, para o esporte e para a sociedade, isso tudo de uma forma que ele não altere seu conteúdo, e compreenda seu real significado do movimento especifico de cada modalidade esportiva, assumindo por tanto o interesse critico emancipatório, sempre abrangendo as dimensões do saber saber, saber fazer e saber ser.





Ao contrario do que se pensa as aulas não devem tratar o esporte como espetáculo, os conteúdos devem ser sistematizados proporcionando uma compreensão critica das diferentes formas de encenação esportiva dos seus interesses e dos seus problemas, vinculando tudo isso no seu contexto sócio-politico do aluno, pois só assim acredita-se que pode emancipar o sujeito.
A abordagem critica emancipatória possui três etapas no processo pedagógico, sendo a primeira delas a encenação, onde se explora as possibilidades e propriedades dos recursos didáticos, bem como também possibilitam ao aluno descobrir estratégias diferentes para realizar as ações, possibilitando utilizar de suas vivencias sócio-emocionais, para interpretação das atividades sugeridas, ou seja, nos permiti fazer adaptações as aulas propostas.
A segunda etapa vem a problematização, que é a discussão acerca dos diversos resultados obtidos através da encenação, por fim temos a ampliação que faz um levantamento das dificuldades verificadas nas ações executadas e uma construção acerca da discussão de outras possibilidades para realiza-los com essas estratégias, pretende-se construir um aluno critico, que consegue entender os objetivos propostos, fazendo uma auto-avaliação onde utiliza os conhecimentos adquiridos durante sua vida social, na ajuda em soluções mais eficientes, a realização da tarefa sugerida.
As vantagens dessa abordagem é que ela utiliza o esporte como objeto de ensino, buscando sempre alcançar o desenvolvimento de competência como autonomia, a competência social e a competência objetiva, também faz uso de mateias alternativos, como forma de adaptar as aulas, como desvantagem podemos citar que as aulas trabalham somente o esporte como conteúdo, privando os aulos da parte técnica nos conteúdos trabalhos  nas aulas.

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